Bahia

Trecho do circuito Barra sofre apagão no Carnaval 2024

Um trecho do circuito Dodô (Barra-Ondina), um dos mais importantes do carnaval de Salvador, ficou sem energia elétrica na noite deste sábado (10). Imagens gravadas por foliões mostram que o apagão afetou parte da Avenida Oceânica, entre o Camarote Expresso 2222, da família Gil, até o Morro do Cristo.
O problema surgiu por volta das 22h50 e foi resolvido à 0h10 de domingo (11), segundo a prefeitura municipal. Nos registros, é possível ver que todos os postes se apagaram e a via só não ficou totalmente escura graças à luz dos trios elétricos. Ainda não se sabe se os camarotes e prédios instalados na pista foram afetados, mesmo que parcialmente.
A Prefeitura de Salvador disse, em nota, que o problema foi causado por uma explosão nas imediações da Rua Francisco Otaviano, atingindo o fornecimento de energia em parte do bairro da Barra, inclusive em um trecho do circuito Dodô .
A concessionária Neoenergia Coelba, responsável pelo serviço no estado, informou que, ao longo do dia, houve duas ocorrências relacionadas a serpentinas lançadas sobre as redes elétricas que atendem os circuitos carnavalescos e em uma dessas situações, a situação se agravou.
A empresa reforça que não se deve jogar objetos contra a fiação, pois além de provocar falta de energia, isso representa um risco para a segurança aos foliões.
Em meio ao apagão, os foliões que curtiram no trecho afetado ficaram uma hora e meia sem trios – o intervalo entre eles costuma ser de 20 a 30 minutos. Daniela Mercury passou por volta das 22h, 50 minutos antes do apagão, enquanto Alinne Rosa começou a se apresentar por volta das 23h40, mesmo sem a energia elétrica ter sido restabelecida.
A banda Parangolé saiu logo em seguida, minutos antes de a energia retornar, com um atraso de cinco horas. No percurso, o cantor reclamou que o trio estava andando rapidamente. “Isso é a maior falta de respeito, a gente passar correndo aqui. Esperamos cinco horas e agora não vou ter pressa. Não temos culpa. Não sei quem é o culpado e nem me interessa, mas vou seguir no ritmo normal”.
Portão de acesso para circuito Barra-Ondina, no carnaval de Salvador, tem filas imensas
O sábado de carnaval foi marcado por uma série de problemas no circuito Barra-Ondina. A programação começou com pelo menos duas horas de atraso. Segundo a prefeitura, alguns equipamentos de trios e carros de apoio quebraram no local de desarme do circuito, na Praça Eliana Kertz, em Ondina, e o horário previsto para voltarem ao ponto de armação, no bairro da Graça, que deveria ter sido feito no início da manhã, acabou ultrapassando o previsto.
Por causa disso, foi atrasada a manobra necessária para iniciar a saída dos trios, que ficam enfileirados no Farol da Barra, ponto de concentração de blocos com e sem cordas. Ao menos cinco veículos precisaram sair desligados e de ré, entre eles, o do cantor Lincoln Sena.
Linconl prejudicou o próprio show e seguiu com o trio sem som e de ré, do Largo do Barra até a esquina do Hotel Monte Pascoal, uma distância de cerca de 700 metros, para então iniciar a sua apresentação.
“Essa situação nunca foi vista no Carnaval de Salvador. Um grande engarrafamento está acontecendo e os trios ficaram travados na Barra. A única forma que encontramos, em comum acordo com a Saltur, foi dar uma ré e manobrar aqui”, afirmou o artista ao começar a se apresentar.”
Léo Santana reclama com motorista do trio no carnaval de Salvador
Ainda por causa do atraso, artistas como Léo Santana e Ivete Sangalo enfrentaram problemas. O “Gigante” chegou a dar uma “bronca” no motorista. “Por favor, motorista, eu sei que existe toda uma direção do carnaval de Salvador, mas o comando do meu bloco e do meu trio sou eu”, afirmou.
Antes disso, Ivete Sangalo recebeu protestos do público, ao avisar que o Bloco do Nana, de Léo Santana, passaria na frente do dela, o Coruja, que deveria sair às 16h45, mas só andou após as 19h30.
“Como é que eu faço para resolver, gente? Eu queria também fazer assim, eu queria até voar. Eu posso até cantar para vocês, mas ainda assim eu vou precisar que Léo passe. Vocês podem me ajudar nisso? É possível? Não? Mas aí como é que eu resolvo? Eu não posso, eu tenho que respeitar os critérios”, disparou.

Fonte G1

Foto Foto: Lucas Salles/iBahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo