Três mil foragidos da Justiça são alcançados pelo Sistema de Reconhecimento Facial na Bahia

Três mil foragidos da Justiça foram localizados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia. A marca foi alcançada nesta sexta-feira (4), após flagrantes em Salvador, na Região Metropolitana e em municípios do interior do estado.
Na manhã desta sexta-feira (4), dois procurados pelos crimes de porte ilegal de arma e dívida de pensão foram presos por equipes da Polícia Militar da Bahia. Somente em 2025, 614 pessoas com mandados expedidos pelo judiciário acabaram alcançadas.
A SSP também implementou o Protocolo para Busca por Pessoas Desaparecidas com o apoio das câmeras inteligentes. Oito pessoas já foram localizadas.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou as mudanças que foram realizadas, aprimorando a utilização da tecnologia.
“Atualizamos os protocolos, redirecionamos algumas câmeras e, em 2025, estamos com uma média de seis foragidos da Justiça localizados por dia. Parabéns a todos os envolvidos. A tecnologia ajuda, mas a dedicação do policial que recepciona o alerta e daqueles que fazem a busca ativa na rua é fundamental”, enfatizou Werner.
Estatísticas
Mais de 70% dos criminosos capturados eram procurados por crimes que preocupam a população. Cerca de 30,6% por prática de roubo, 17, 6% por homicídio, 13,9% por tráfico de entorpecentes, 5,8% por estupro e 3,1% por furto.
Os casos de prisão por dívida de pensão alimentícia cresceram e representam mais de 20% das capturas realizada com o auxílio da ferramenta.
Grandes Eventos
Implementada em 2019, a tecnologia é utilizada em mais de 80 cidades baianas, em pontos fixos e de forma itinerante, e conta 3.500 câmeras, incluindo Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, instaladas em pontos estratégicos do estado.
A ferramenta também está presente em grandes eventos e festas populares para ampliação do monitoramento realizado pelas Forças Policiais, impedindo o acesso de pessoas procuradas.
Durante o Carnaval deste ano, 55 criminosos foram presos enquanto tentavam acessar os circuitos da folia.
A tecnologia também realiza a contagem do público, dado que ajuda no emprego das patrulhas durante os festejos. “No Carnaval 2025, cerca de 11 milhões de pessoas foram contabilizadas na folia graças ao emprego a solução” frisou o superintendente de Telecomunicações da SSP, major Moises Travessa.
Mapa das capturas
Além de Salvador, a ferramenta localizou foragidos nas cidades de Feira de Santana, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Jequié, Barreiras, Itabuna, Irecê, Alagoinhas, Serrinha e Juazeiro.
Fonte e foto Ascom